domingo, 9 de dezembro de 2012

Alguns métodos contracetivos da antiguidade



  • Antigamente as mulheres faziam uma pasta de acácia e casca de árvores que juntavam a um tufo de algodão e usavam como um "tampão", que inserido dentro da vagina, impedia a gravidez. Tanto o algodão como a acácia têm propriedades espermicidas. A acácia fermenta e se transforma em ácido láctico  enquanto o algodão servia de barreira entre o sémen e o útero. Durante os tempos de escravidão, as escravas mastigavam raízes de algodão para prevenir a gravidez. A raiz de algodão diminui a produção de progesterona, uma hormona ovárica indispensável para a gravidez.

  • O limão também já foi muito usado como espermicida. As mulheres da antiguidade costumavam ensopar esponjas em suco de limão e depois inseri-las na vagina. Era o método preferido em comunidades judaicas antigas. Dizem também que era comum os homens usarem a casca de limão como uma espécie de diafragma nas suas amantes. Banhar a vagina com suco de limão após o coito também era um método muito usado, apesar de não ser um método muito eficiente.

  • A cenoura-selvagem (Daucus carota), uma erva também conhecida como “Renda da Rainha” produz sementes que, há muito tempo, foram usadas como anticoncepcionais. Pelo que se sabe, as sementes bloqueiam a síntese de progesterona, funcionando como uma espécie de pílula do dia seguinte, que podem ser ingeridas até 8 horas após o coito. Era um método bastante usado uma vez que a ingestão destas sementes causava apenas um pouco de prisão de ventre. Por outro lado, quem fizesse o uso delas poderia ter filhos saudáveis depois sem nenhum problema.

  • Mamão (papaia) bem verde era muito usado no sul da Ásia para prevenir a gravidez ou para induzir um aborto. As próprias sementes do mamão eram usadas como um “método contraceptivo masculino”. Segundo os estudiosos se as sementes fossem ingeridas todos os dias, a contagem de espermatozóides no sémen poderia chegar a zero. E quando paravam de as comer, a produção de espermatozóides voltava ao normal.
Mais informações:

2 comentários:

  1. A contracepção afinal já existe a mais tempo do que nós julgávamos. Apesar de ser um tema muito actual com métodos cada vez mais eficazes e cómodos, desde à muitos anos que a espécie humana vem tentando evitar a reprodução. É interessante ver os métodos utilizados na antiguidade,métodos "caseiros", que na actualidade ninguém utiliza. Métodos esses baseados nas substâncias e nas suas propriedades contidas em produtos que a natureza lhes dava (como por exemplo o mamão). Algumas destas técnicas podem nos deixar um pouco perplexos mas não nos esquecemos que nesta altura a ciência não estava desenvolvida nem 1/3 daquilo que é hoje...

    ResponderEliminar
  2. Cristina este post é muito interessante mas como já deves ter reparado a Catarina fez o mesmo post no dia anterior, logo o teu não é contabilizado!

    ResponderEliminar