domingo, 9 de dezembro de 2012

"Ondas" congeladas da Antártica

A primeira vista, estas incríveis imagens da Antártica parecem mostrar enormes ondas congeladas.
onda gelo antartica Fotos: Ondas congeladas na Antártica

Mas... NÃO...Não são de ondas que foram instantaneamente congeladas. Embora muitos aleguem que se trata de um tsunami congelado, na verdade estas "ondas" de gelo foram criadas quando o gelo antes formado compactou-se, expulsando as bolhas de ar presas. Alias a cor azul das “ondas” indica que o fenómeno nunca  poderá ser de uma onda congelada.
Nessas regiões super frias, o gelo branco que vimos normalmente é formado juntamente com muitas bolhas de ar. O gelo azul é criado quando o gelo (antes branco), é comprimido de forma que aquelas micro-bolhas de ar são expulsas e então, praticamente só resta a água. O gelo parece azul porque quando a luz passa através da massa gelada espessa e sem bolhas, a luz azul é reflectida, mas a luz vermelha é absorvida. O resultado é esse tom azul como se fosse um mar limpinho!
O formato de onda é devido à superfície que derrete e as camadas de gelo novo são sobrepostas comprimindo as bolhas de ar restante. De tanto acontecer repetidas vezes o gelo acaba torneando de forma que fique parecido com uma onda. A natureza tem coisas mesmo lindas, não tem? 
onda gelo antartica1 Fotos: Ondas congeladas na Antártica
onda gelo antartica2 Fotos: Ondas congeladas na Antártica~
onda gelo antartica3 Fotos: Ondas congeladas na Antártica
onda gelo antartica4 Fotos: Ondas congeladas na Antártica
Um fenómenos para além do incrível!
Mais informações e imagens: 

2 comentários:

  1. Vi em vários sites e blogs imagens destas "ondas" congeladas descritas como ondas que congelam imediatamente depois do contacto com o ar. Estas magnificas imagens são mais uma vez a prova de que a natureza é realmente incrível! Este fenómeno desconhecido por muitos merecia no mínimo ser considerado como uma das maravilhas naturais do mundo!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante mas como já deves ter constatado este assunto não se enquadra neste blog, uma vez que não tem nada haver com as temáticas abordadas ou que iremos abordar este ano! Como tal este post está desadequado.

    ResponderEliminar